segunda-feira, dezembro 04, 2006

Intelectualóides

Uma vez escrevi sobre os intelectualóides numa comunidade. Intelectualóides são aquelas pessoas que se acham cultas o suficiente para rejeitar a opinião de todos os outros. Normalmente leêm dois ou três livros sobre determinado assunto e posam de phd da única coisa que interessa à humanidade. É diferente do intelectual de botequim, que busca alguém para ouvir seus poemas e teorias conspiratórias de quinta qualidade, uma vez que não procuram quem os queira ouvir, mas propagam suas idéias a todos de maneira quase messiânica. Os outros não têm opinião, estão completamente errados e são completos imbecis por pensar da maneira que pensam.
Eles podem se enquadrar em diversas categorias, mas o melhor jeito de lidar com qualquer ser desse é irritando-o. Vou citar algumas categorias e como fazer para irritá-los.

O "alternativinho": Sempre cabeludo, anda com aquelas calças xadrez largonas,camisa do Che Guevara ou Bob Marley, papete ou chinelo de dedo. No frio, um cachecol sempre acompanha. Usa aqueles óculos pretos, com a armação grossa, fuma maconha por ideologia, é eleitor da Heloísa Helena e devoto do Chico Buarque. e Los Hermanos. É univesitário, estudante de ciências sociais, jornalismo, publicidade ou artes plásticas.

Como irritá-lo: Diga que Marx era um babaca e maconha faz mal.

O "literato": É o único ser que vai ao boteco sozinho, toma uma ou duas cervejas e fica lendo o tempo todo, a não ser quando resolve recitar Fernando Pessoa. A vestimenta varia, mas como o alternativinho, é bom que se vista de maneira "impecavelmente largada". Fala dois ou três idiomas e faz questão de dizer isso pra todos.

Como irritá-lo: Diga que o último livro que leu foi "O Pequeno Príncipe" ou "O menino do dedo verde".

O "cinéfilo": Já assistiu dez vezes "Laranja Mecância", "o Encouraçado Potenkim", todos os filmes do Charlie Chaplin e os iranianos existentes. Vai ao cinema com uma caderneta e sempre cita frases de filmes em suas discussões.

Como irritá-lo: Diga que adorou Titanic

O "psicanalista": normalmente são mulheres. Secretárias ou recepcionistas mal comidas que sonhavam em ser psicólogas. Fazem fofoca de todos e tem sempre uma solução pra seus problemas de relacionamento. Dizem pra você soltar seu "interior", olhar para "dentro de si mesmo" ou resolver esse "bloqueio". Tem uma estante repleta de livros de auto-ajuda.

Como irritá-lo: Diga que psicólogo é coisa pra louco.

O "senhor recursos-humanos": variação do psicanalista para o mundo dos negócios. Fala num portunglisho, com metade do seu vocabulário em inglês e metade em português. Transforma qualquer happy hour de empresa numa palestra sobre empregabilidade e ainda pede o "feedback". Além dos livros de auto-ajuda, tem centenas de vídeos sobe sucesso profissional e vendas. Não é vaidoso, apenas faz seu "marketing pessoal" e não tem amigos, apenas seu "networking".

Como irritá-lo: Diga que ele precisa de umas férias.

"O místico": Enche sua casa de gnomos, incenos, livros sobre vidas passadas, patuás, jogos de tarô e cds da Enya. Fazem questão de sempre demonstrar calma, mas são os primeiros a dar chilique. Seguem uma média de quinze religões diferentes, fora as sete que ainda está conhecendo.

Como irritá-lo: Fácil, quebre algum duende dele. Ou diga: "Não creio que você acredita nesas coisas."

O "personal trainer": Transforma a deliciosa coxinha de bar num discurso sobre calorias. Conhece a composição de todos os suplementos alimentares no mercado. Usa calça justa ou bermunda e regata, mesmo no frio ou a noite. Acha que quem não malha ao menos três horas por dia está fadado a morrer cedo.

Como irritá-lo: Apareça com um pedaço de pizza e uma coca-cola enquanto ele malha.

O "político": Normalmente senhores de meia-idade, aposentados ou desempregados. Concorrem a todo o cargo que aparecer, de presidente de associação de bairro a sub-síndico de prédio. Querem "fazer valer" seus direitos em todo o lugar. Dão barraco no supermercado e no banco. Diz sempre com orgulho que conhece o vereador, mesmo que apenas tome café na mesma padaria com o mesmo e troque bom-dia. E sempre faz questão de dizer que não entrou na política para não se sujar.

Como irritá-lo: Diga que não votaria nela nem para Miss Caipirinha.

O "cosmopolita": Sempre que vê algo que acha errado, diz: "na França não é assim" ou "Em Nova York, o dono que não limpar a merda do cachorro vai preso". Ao fazer um crítica começa com "Esse é um problema do brasileiro...". Sabe das leis de todos os países do mundo, e são todas melhores do que as do Brasil. Na verdade nunca saiu do país, mas lê muito e tem parentes e amigos que já foram e lhe contaram.

Como irritá-lo: Diga que o francês é porco, o americano arrogante e que é brasileiro e não desiste nunca.

11 comentários:

Raquel disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Minha chefe é cosmopolita!!!

Adorei o texto, muito engraçado!

mel disse...

HAAHAHAH!
Quando eu fico irritada com o calor (hehehe eu tenho alergia, pode???), solto que "na Europa não é ASSSSIIIMMM!!!" hehehe... Cosmopolita não, vai! Nem nunca saí do Brasilzão, huehee!

Mas tenho medo de encontrar com o primeiro tipo, aquele das camisas do Che e Bob Marley.

Eu uso camisa do Che. Mas é porque eu acho bonitinha.
(Ai... é agora que me deserdam!!!)

Anônimo disse...

ahuahuahuhauahuah... Me irritei pelo menos umas quatro vezes ao ler este post. Adorei!

Eva disse...

miss caipirinha eh ótimo ..

ja li este texto qdo vc pois em uma comu

bem .. e eu acho q vou ter q excluir meu samba do skylab ='/ ..

tem muita coisa nele q ngn "pode ler".. afinal, eu posto nele faz bastante tempo .. e pra evitar crises namoristicas eu axo melhor..

pq eu te disse q to fazendo outro blog né? e serão 4 ou 5 pessoas postando .. dai fica difícil pois vou likar vc aki e se me veem nos comentários vão sacar q sou eu (mesmo pq o outrto tem o mesmo nome) ..

ah .. mas q dá dó de excluir o meu sambinha dá hehhhe

mesmo n tendo audiencia =/

hehe

bjoo

Legalmente Celle disse...

hauahauahuahuahua!! Nunca tive pretensões de trabalha na VEJA, até pq, tb n a suporto, só acho que o Diogo Mainardi é a única coisa que presta! =P
Bjusssssssssssssssss

Don Rodrigone disse...

como irritar um Mochileiro Chapolim: diga que ele tá falando merda... e que isso é coisa de santista boiola celibatário... mesmo que na verdade o texto dele esteja bem legal e pertinente.

Anônimo disse...

Quem escreve isso é porque se acha um gênio, não? Achpo que no fundo todos nós temos isso... Não adianta negar.

Anônimo disse...

Achei ótima a tua postagem, a tua descrição dos 'intelectualóides', que tbém me provocam asco ...
Vou até te linkar pro meu blog, para q meus leitores possam 'aproveitar' desta leitura ..

bj

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pena que vc não disponibiliza a opção de linkar a postagem ... assim eu posto um link para teu blog, mas não diretamente para a postagem .. meus leitores teriam que procurá-la ..
vc sabe como fazer isso, não? acho bem interessante oferecer essa opção ..
Bem se vc não o tem de propósito e não queira que eu o linke, basta avisar-me ..
bj

Anônimo disse...

ok .. achei a opção de link .... Kkkkkkkkk
bye